Meios de Pagamento

Meios de Pagamento
Comprar Já

Português - 9º Ano

01. LÍRICA

1.1 Noções de versificação
Verso
Estrofe
Metro
Rima
1.2 Recursos estilísticos
Anáfora
Antítese
Apóstrofe
Comparação
Enumeração
Eufemismo
Hipérbole
Metáfora
Perífrase
Perífrase
Personificação
Pleonasmo
Sinédoque
Aliteração
Assonância

02. O DRAMA VICENTINO

2.1 Gil Vicente: vida e obra
Vida
Obra
2.2 Auto da Barca do Inferno
a. Análise das Cenas
Caracterização
Percurso cénico
Símbolos cénicos e representatividade
Argumentação
Tipos de cómicos presentes
Desenlace
2. Cena do Onzeneiro
Caracterização
Percurso cénico
Símbolos cénicos e representatividade
Argumentação
Tipos de cómicos presentes
Desenlace
3. Cena do Parvo
Caracterização
Percurso cénico
Símbolos cénicos e representatividade
Argumentação
Tipos de cómicos presentes
Desenlace
4. Cena do Sapateiro
Caracterização
Percurso cénico
Símbolos cénicos e representatividade
Argumentação
Tipos de cómicos presentes
Desenlace
5. Cena do Frade
Caracterização
Percurso cénico
Símbolos cénicos e representatividade
Argumentação
Tipos de cómicos presentes
Desenlace
6. Cena da Alcoviteira
Caracterização
Tipos de cómicos presentes
Percurso cénico
Símbolos cénicos e representatividade
Argumentação
Tipos de cómicos presentes
Desenlace
Caracterização
Percurso cénico
Símbolos cénicos e representatividade
Argumentação
Desenlace
8. Cena do Corregedor e do Procurador
Caracterização
Percurso cénico
Símbolos cénicos e representatividade
Argumentação
Tipos de cómicos presentes
Desenlace
9. Cena do Enforcado
Caracterização
Percurso cénico
Símbolos cénicos e representatividade
Tipos de cómicos presentes
Argumentação
Desenlace
10. Cena dos Quatro Cavaleiros
Caracterização
Percurso cénico
Símbolos cénicos e representatividade
Argumentação
Tipos de cómicos presentes
Desenlace
b. Tipos de cómico
c. As personagens-tipo
d. Intenção lúdica e moralizante da obra
e. Estrutura externa e interna
2.3 Funcionamento da língua
Formação de palavras (derivação e composição)
Origem e evolução da língua: do Latim ao Português (arcaísmos;neologismos e estrangeirismos)
Palavras convergentes e palavras divergentes
Evolução fonética
Recursos estilísticos

03. NARRATIVA ÉPICA: OS LUSÍADAS

3.1 Génese da epopeia
3.2 Características da epopeia
3.3 Luís Vaz de Camões: vida e obra
3.4 Os Lusíadas
Estrutura externa e estrutura interna
Planos estruturais da narrativa
Resumo dos vários episódios da obra
A Proposição (canto I)
A Invocação (canto I)
Consílio dos Deuses (canto I)
Inês de Castro (canto III)
Batalha de Aljubarrota (canto IV)
Partida das Naus (canto IV)
Adamastor (canto V)
A Tempestade (canto VI)

04. TEXTO NARRATIVO

4.1 Subgéneros da narrativa
Conto
Novela
Romance
Poema épico
4.2 Categorias da narrativa
Ação
Estrutura da Narração
Sequência
Personagens
Relevo das personagens
Composição
Caracterização
Espaço
Tempo
Narrador
Participação
Focalização
4.3 Análise de um conto integral: A Aia de Eça de Queirós
Resumo da ação A Aia
Estrutura da Ação
Personagens
Caracterização física das personagens
Caracterização psicológica das personagens
Tempo
Espaço
Quizzes
1. Lírica
3. Drama Vicentino
4. Gil Vicente
5. Os Lusíadas
6. Luís de Camões
7. Texto Narrativo
8. Texto Narrativo - A Aia de Eça de Queirós
Exercícios
1. Lírica - António Nobre
2. Lírica - Luís de Camões
3. Formação de palavras
5. Evolução fonética
6. Drama Vicentino I
7. Drama Vicentino II
8. Os Lusíadas I
9. Os Lusíadas II
10. Consílio dos Deuses
11. Texto Narrativo I
12. Texto Narrativo II
Exames Nacionais
Exame Nacional 2015 - 2ª Fase
Critérios de Classificação
Exame Nacional 2014 - 1ª Fase
Critérios de Classificação
Exame Nacional 2014 - 2ª Fase
Critérios de Classificação
Exame Nacional 2013 - 1ª Fase
Critérios de Classificação
Exame Nacional 2013 - 2ª Fase
Critérios de Classificação
Provas de Aferição
Prova de aferição 2017-1ª fase
Critérios de classificação
Prova de aferição 2017-2ª fase
Critérios de classificação
Prova de aferição 2016 - 1ª Fase
Critérios de classificação
Prova de aferição 2016 - 2ª Fase
Critérios de classificação
Topo