Meios de Pagamento

Meios de Pagamento
Comprar Já

1.3 A célula como unidade básica da biodiversidade

A Biodiversidade é a variedade de seres vivos que existe na Terra, no entanto, apesar de toda a diversidade de seres vivos que existem na Terra todos têm algo em comum -A célula.

Características comuns entre os seres vivos:

  • são constituídos por células;
  • reproduzem-se;
  • crescem;
  • alimentam-se;
  • respondem a alterações do meio.
Unidade básica da vida e a invenção do microscópio

Todos os seres vivos são constituídos por células. A célula é a unidade estrutural básica de todos os organismos vivos, provêm de células preexistentes e contêm a informação necessária para as atividades celulares. Esta estrutura, de pequenas dimensões, só é possível observar recorrendo a microscópios.

O microscópio foi inventado em 1665 por Hooke, que observou tecidos constituídos por pequenas cavidades separadas por tabiques, às quais deu o nome de células. O desenvolvimento do microscópio e das técnicas de preparação de material a observar permitiu desenvolver a Teoria Celular. A Teoria Celular foi proposta por Theodore Shwann e Mathias Schleiden e baseia-se no facto de:

  • todas as células provêm de células preexistentes;
  • a célula é a unidade básica estrutural, funcional e reprodutora de todos os seres vivos.

O desenvolvimento do microscópio permitiu a visualização dos componentes da célula. A história do microscópio inicia-se com uma estrutura constituída por uma só lente – o microscópio simples. Mais tarde, o microscópio passou a ser constituído por um conjunto de lentes – microscópio composto. No séc. XX, o microscópio permitiu uma grande evolução no conhecimento da célula visto que o próprio microscópio evoluiu para o microscópio eletrónico. Este microscópio permitiu obter imagens bastante ampliadas que revelaram a ultra-estrutura da célula. Os microscópios mais recentes são o microscópio de polarização e o microscópio de contraste que permitem a identificação dos compostos dos componentes da célula.



PDF
Topo