Meios de Pagamento

Meios de Pagamento
Comprar Já

3.1 Atividade vulcânica

AVulcanologia é a ciência que estuda os vulcões e todos os fenómenos associados.

A atividade vulcânica dá-se principalmente nas fronteiras das placas tectónicas podendo também dar-se nas próprias placas. É uma manifestação exterior de processos complexos que ocorrem no interior da Terra e que se podem manifestar pela emissão de gases, materiais líquidos e sólidos através de aberturas existentes nas superfícies das placas. Verificando-se que 80% dos vulcões ativos se encontram em limites convergentes, 15% em limites divergentes e 5% em regiões intraplaca. Verifica-se assim que a distribuição geográfica dos sismos e dos vulcões está intimamente ligada com as fronteiras das placas.

O vulcão é uma abertura na superfície da Terra pelo qual são expelidos materiais magmáticos ou ígneos, para o exterior, provenientes do interior da Terra.

O vulcão é constituído por uma estrutura que resulta da acumulação dos materiais emitidos – cone vulcânico; reservatórios onde se acumula o magma – câmaras magmáticas; o magma ascende até à superfície pela chaminé principal ou pelas chaminés secundárias e é expelido através da abertura do aparelho vulcânico – cratera. O magma é produzido a partir da fusão parcial das rochas encaixantes devido à alteração das condições de pressão e temperatura.

 

As erupções vulcânicas dão-se devido ao aumento de pressão na câmara magmática. Provocando a fratura do teto da câmara o que conduz à descompressão do magma e dispersão do gás dissolvido. Estas condições favorecem a ascensão do magma através da chaminé. A lava é constituída pelo material constituinte do magma no qual houve a libertação de gases e cristalização e alguns materiais, alterando assim a sua composição.

A ascensão do magma na câmara magmática pode provocar sismos que antecedem e acompanham as erupções vulcânicas.

Existem dois tipos de vulcanismo conforme o tipo de aparelho vulcânico. Assim, se existe uma chaminé principal incorporada no cone vulcânico o vulcanismo designa-se do tipo central. Quando a erupção se dá através de fissuras o vulcanismo designa-se de tipo fissural.